Em um dos últimos vídeos, eu falei que, a partir de 3 de agosto de 2026, começaria uma nova etapa na emissão dos documentos fiscais com IBS e CBS.
Essa informação continua correta.
Mas, poucos dias depois, um novo Ato Conjunto da Receita Federal e do Comitê Gestor do IBS trouxe novos detalhes sobre esses prazos.
Para as notas fiscais eletrônicas de mercadorias e consumidores, além dos documentos de transporte, como NF-e, NFC-e e CT-e, o prazo começa em 3 de agosto.
Já para as notas fiscais de serviço, a chamada NFS-e, o cronograma é diferente.
Dependendo do tipo de serviço, a obrigatoriedade começa em 1º de outubro ou 1º de dezembro de 2026.
E, para as empresas optantes pelo Simples Nacional, a obrigatoriedade dos documentos previstos no Ato começa, de forma geral, em 1º de janeiro de 2027.
Perceba o que está acontecendo.
A Reforma Tributária não está sendo implementada de uma única vez.
A regulamentação está avançando aos poucos, com novas normas, esclarecimentos, ajustes de procedimentos e mudanças nos cronogramas.
E isso exige atenção do empresário.
Uma informação divulgada hoje pode ganhar novos detalhes amanhã.
Por isso, não basta simplesmente saber que a Reforma Tributária está chegando.
É preciso acompanhar a regulamentação e entender o que efetivamente muda para a sua empresa.
Porque a Reforma Tributária já está acontecendo.
E a preparação da sua empresa também precisa acompanhar esse movimento.
Quem se antecipa, se adapta melhor.

Dr. Gustavo Fernandes de Carvalho
Advogado Especialista em Direito Tributário
Advogado tributarista com atuação estratégica em planejamento fiscal, defesa contenciosa contra autuações e execuções fiscais, e recuperação de créditos para empresas e famílias empresárias em todo o Brasil.
